sexta-feira, 8 de junho de 2012

Drishtis: reeducando os órgãos dos sentidos


Drishtis são pontos focais específicos em que nos empenhamos durante a meditação ou prática de asanas.

Os antigos yoguis descobriram que, para onde nosso olhar é direcionado, nossa atenção dirige-se naturalmente. Nossa qualidade de foco determina também nosso estado mental, ou a qualidade de nossos pensamentos. Quando o olhar é dirigido e fixado a um só ponto, a mente diminui a resposta a estímulos externos. Trazendo o foco para nosso próprio corpo, nosso próprio campo espacial, a consciência se move para dentro e a mente permanece menos sujeita a estímulos externos. Através desta prática, além de aprimorarmos a concentração, aumentamos a circulação sanguínea no local, estimulando e revitalizando músculos e nervos óticos,

A prática de drishtis deve ser introduzida lenta e suavemente, sem forçar o olhar nem tencionar os lábios, a língua, os músculos da face ou garganta. De início pode ocorrer uma leve tontura e até mesmo dores de cabeça, decorrentes da alteração da referência espacial que o olhar nos propicia.

Com a prática constante, o foco nos drishtis torna-se então uma ferramenta contra distrações. Evitando olhar para o lado nos abstemos de sentimentos de comparação ou competitividade. Ao controlar o olhar e observar o que nos instiga a conduzi-lo (sons, pessoas, odores, etc) vamos aprimorando Pratyahara, o controle dos sentidos. 

Como uma suave reeducação destes instrumentos, nos apropriamos de nossos órgãos sensoriais, utilizando-os na promoção de uma mente mais serena e equânime.



No Ashtanga Vinyasa Yoga 8 drishtis principais são utilizados :


Nasagrai DrishtiFoco do olhar na ponta do nariz (usado, por exemplo, em Samasthittih e Chaturanga Dandasana).


Angustha Ma Dyai Drishti Foco do olhar nos polegares (usado, por exemplo, em Virabhadrasana I).


Nabhi Chacra Drishti Foco do olhar no umbigo (usado, por exemplo, em Adho Mukha).


Parayoragrai Drishti Foco do olhar nos dedos dos pés (usado, por exemplo, na maioria das flexões a frente sentado).


Hastagrai Drishti Foco do olhar nas mãos (usado, por exemplo, em Utthita Trikonasana e Virabhadrasana II).


Parsva Drishti Foco do olhar para longe à direita ou à esquerda (usado, por exemplo, em Marichyasa C e D)


Urdhva Drishiti (ou Antara drishti ) – Foco do olhar para cima (usado, por exemplo, em Ubhaya Padangusthasana).


Broomadhya DrishtiFoco no terceiro olho (Ajna Chakra), entre as sobrancelhas (usado, por exemplo, em Urdhva Mukha Svanasana).